09 setembro 2010

Mundo da Virtualização Hyper-V

A algum tempo venho estudando sobre virtualização,me dedicando a testes e aprofundando sobre o assunto, as vezes me falta mais hardware para realizar testes mais detalhados,mas estou conseguindo me virar para realizar meus estudos.

Vou postar algumas informações que utilizei para estudo e o ambiente de teste que configurei para realizar o live migration. Mas antes vou postar documentações que são de grande importância para um bom entendimento sobre virtualização.

A seguir tem a imagem da linha de raciocínio para implementar o live migration.





Explicando o desenho representa a seguinte :
Dois servidores, ambos rodando com Hyper-V,podendo ser Standart,Enterprise ou DataCenter nas versões 64 bits. Basta realizar uma pesquisa para entender a diferença de licenciamento.
Os servidores estão compartilhando uma única base de dados,neste caso utilizei um pendrive para simular o storage,que a partir de agora será chamado de storage, e assim simular o LiveMigration em um ambiente de produção.
Foi utilizado um switch 3com com portas Giga,pois precisei utilizar iSCSI para a comunicação com o storage.Para comunicação iSCSI necessita de uma rede Giga. Fui saber depois de muito apanhar!
Para a rede ethernet representa a comunicação da rede interna.

Vou encerrando por aqui a minha linha de raciocínio, a seguir vou postando sobre documentos que estudei até chegar no debug de uma máquina virtual.

Nenhum comentário: